Euro Pinata

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A continuação de uma Herança....

Já nem sei quando foi que começei a ler o Eragon, sei que quando o li o Eldest dava no site quase a entrar no mercado. Gostei, adoro Ficção então quando é associada a época melhor. Dragões, Urgals, montes de criaturas que nos fazem puxar pela imaginação, até achar aquela que mais nos convem horrificamente, mas não demasiado assustador, reviravoltas que não estavamos a contar...
Sei que fiquei viciada e presa no livro e a quem recomendei também.
Depois tinha logo o Eldest para saborear e a loucura e ataque de leitura ao livro voltou, e lá andei eu a ver as peripécias e os ensinamentos que o adolescente Eragon ia vivendo, e com ele e Saphira, cresciam as memórias os locais, e os acontecimentos inesperados... tendo acabado o livro quase sem ar.

Claro que como tinha devorado so doias livros, custou um bocado enquanto o terceiro saia ainda da cabeça do escritor Christopher Paulini, e andava sempre a verificar noticias e o site oficial a espera de novo lançamento.... Claro que a escrita leva seu tempo, mas estava ansiosa, e queria o livro o mais rápido possivel. Claro que mal se ouviu a noticia que iria vir para as prateleiras foi ao site da Fnac e fiz a pré-reserva... Não fosse esgotar ao tempo que se antecipava o livro. E mal recebi a sms a dizer pode vir levantar o livro, quase que corri na hora de almoço das aulas da faculdade para o ir buscar, e quase como o primeiro, foi devorado, especialmente devido a ser um livro crucial na evolução dos herois.

O que me fez ficar um longo tempo a espera do ultimo da Trilogia que se tinha transformado em Herança... o que me fez acalmar um pouco e ir lendo outros pelo caminho.
E é nesse que me encontrou, custou a entrar naquele mundo de novo depois de tanta espera mas consegui. No entanto neste ultimo leio com mais calma visto ser o final tanto aguardado e quero absorver tudo e entender tudo melhor que dantes, dai que continuo a leitura, mas já estou quase a acabar ;).

No meio de isto tudo, acho que foi entre o Brisingr e o InHeritance, apareçeu Eragon o Filme, que para um fan como eu, foi um autêntico desastre, de 8 personagens de mais importancia do livro 3 ou 4 faziam jus a maioria da imaginação dos leitures, as outras foram simplesmente distrocidas, ou por não haver fundos, ou por tentarem adaptar demais o livro, até que no final do filme, ninguem conseguia perceber como iria continuar, visto que não acabou ali, e o proximo livro era completamente diferente daquele final ridiculo.
Na minha opinião os actores que ficarem bem nos papeis foram   ( Brom), sim adorei, apesar de algumas falhas mas isso era referente a maneira como trataram a historia, foi exelente, muito fiel as descrições do livro, (Durza), o seu lado negro foi emocionante, não admira que tenha um papel tão parecido na série Era Uma Vez, ( Murtagh), podia haver melhor, mas confesso que aquele ar inocente coube mesmo bem, Edward Speelers ( Eragon), ficou bem, gostei.
Erros de Actores, o irmão de Eragon, Roran, escolheram muito mal, eles são o oposto um do outro visto não serem irmão verdadeiro, e no entanto no filme pareçem quase gemeos, o mau da fita, eu estou no ultimo livro da saga e só agora apareçeu uma descrição do Galbatorix e no entanto ali está ele no primeiro filme da saga, uma das caracteristicas que nos prende ao livro, é o facto de haver um inimigo que nós não sabemos como é fisicamente, vemos os seus actos, olhamos as suas ordens, o despero que só o seu nome causa, mas nunca a pessoa, depois temos a nossa elfo Arya, que contradiz tanto o fisico descrito no livro como a personalidade descrita, a Arya do livro é uma pessoa misteriosa que calcula com cuidado o que deve mostrar e quase não demonstra fisicamente sentimentos, e no entanto temos uma Arya (Filme), toda risonha, despachada, ansiosa até, erro, até porque a Arya é uma das personagens que vai sendo desenvolvida com o Eragon é a sua interação que a vai mudar, e é isso que o faz ver tantas coisas novas nela, outro erro, mas este mesmoooooooo grave, visto que é algo que vai ser crucial em momentos unicos no livro foi a Angela a Herbanária, que não é nada do que viram no filme, e o facto de apagarem por completo com o rasto de alguem que vai ser quem vaio decifrar os pontos altos do livro o Solenum, que nem existe no filme, erro gravissimo, e mais agora que leio o ultimo livro e vejo o papel importante que ele vai ter... Isto só para dizer uma coisa, sim dava para cortar partes, mas foi muito cedo para fazer um filme, que ficou inacabado, visto o mau ainda estar lá, e que não tem ponta por onde se lhe pegue, a não ser que lhe deiam outro nome. Deveriam ter esperado até a Herança estar acabada visto esta ser completamente transformada do inicio ao final, no final já ninguem era quem a gente pensava no inicio, todos mudaram.
Isto para dizer, leiam os livros, a voça imaginação é muito melhor que o filme produzido, ACREDITEM.

E actualizo a parte do ultimo livro quando o acabar de ler de vez... o que tenho feito em intervalos visto estar no meio de uma formação e ter mais coisas para ler :D.

Ass. Leitura de curiosidade





Sem comentários:

Enviar um comentário